Costuma-se dizer que não há uma maneira exata de se "treinar" um candidato
para uma Avaliação Psicológica.
para uma Avaliação Psicológica.
A palavra mais indicada seria “orientá-lo” e, mesmo que houvesse uma tentativa,
essa prática profissional seria antiética.
Então, a maneira de se preparar para este momento consiste em analisar as possibilidades de se “comportar” de forma, o mais condizente possível, próxima ao perfil adequado para exercer a função.
Seguem algumas sugestões:
1º-Verifique, com atenção, as atribuições do cargo ao qual está concorrendo.
2º- Pense em uma postura que seja adequada para assumir e cumprir as atribuições, de maneira satisfatória. Faça uma lista com características que julga pertinentes ao cargo. Geralmente, os examinadores traçam alguns critérios de definição do perfil psicológico, que serão aferidos na Avaliação.
2º- Pense em uma postura que seja adequada para assumir e cumprir as atribuições, de maneira satisfatória. Faça uma lista com características que julga pertinentes ao cargo. Geralmente, os examinadores traçam alguns critérios de definição do perfil psicológico, que serão aferidos na Avaliação.
Por exemplo:
- Cordialidade: Relacionar-se com disponibilidade, harmonia e equilíbrio nas suas interações com os usuários, colegas e público, em geral.
- Cordialidade: Relacionar-se com disponibilidade, harmonia e equilíbrio nas suas interações com os usuários, colegas e público, em geral.
- Responsabilidade: Portar-se com profissionalismo e ética, adotando uma postura profissional e visando solucionar problemas, a fim de fortalecer a credibilidade da Instituição.
- Melhoria contínua: Atuar com eficiência e eficácia na promoção de modificações constantes, por meio do trabalho integrado e da valorização do funcionário, com foco nos resultados para a sociedade.
- Motivação: Demonstrar comprometimento com a Instituição, interesse pela carreira e pela função que exerce.
- Comunicação: Saber ouvir bem, assim como transmitir os seus pensamentos de forma clara e convincente, quer verbalmente, quer por escrito. Exposição de idéias com argumentação objetiva, lógica e convincente.
- Empatia: Capacidade de compreender as outras pessoas e reconhecer as emoções que essas manifestam, tratando-as com consideração e respeito. Saber “colocar-se no lugar do outro”.
- Postura: Capacidade de adotar comportamentos que condizem com a situação enfrentada, manifestando atitudes, eticamente, corretas e que respeitam as pessoas e os ambientes. Ter uma apresentação pessoal cuidadosa e adequada ao nível profissional que ocupa e à Instituição a qual representará.
- Tomada de decisão: Capacidade de avaliar a situação apresentada, prever os acontecimentos, definir os objetivos e metas; e atingir a esses objetivos, estabelecendo métodos e procedimentos específicos. Adaptar-se às adversidades e às situações novas, ajustando-se a elas de forma produtiva, sabendo intermediar, adequadamente, as necessidades exigidas pelas circunstâncias.
- Equilíbrio emocional: Capacidade de enfrentar situações adversas, mantendo controle dos sentimentos e das reações. Centralizar as emoções e, desta forma, manter-se em harmonia consigo mesmo, com as pessoas e com o ambiente, além de conviver com os problemas de forma pacífica e, ao mesmo tempo, ativa.
- Disciplina: Capacidade de respeitar regras, normas e autoridades estabelecidas.
3º- Agora, faça uma lista com as características do seu comportamento, em geral, forma de se relacionar em grupos, forma de atuar nos trabalhos em que já esteve. É importante não estabelecer julgamento de qualidade ou defeito, apenas citar de maneira imparcial as características, pois elas vão depender de um contexto.
4º- Então, você já tem alguma base para saber o quanto está próximo, ou não, do que será buscado nos candidatos, na Avaliação Psicológica. Compare as listas e veja o que tem de similar entre elas (seus pontos fortes) e o que tem de muito diferente ou contraditório (pontos fracos).
4º- Então, você já tem alguma base para saber o quanto está próximo, ou não, do que será buscado nos candidatos, na Avaliação Psicológica. Compare as listas e veja o que tem de similar entre elas (seus pontos fortes) e o que tem de muito diferente ou contraditório (pontos fracos).
O que fazer com esta análise? Uma primeira dica é: agora que você já sabe o que será necessário para o cargo, SEJA O MAIS NATURAL POSSÍVEL NA AVALIAÇÃO! Não adianta tentar ser algo que você não é, porque isso aparece na testagem. Seja você mesmo. Tudo o que for percebido como ponto fraco pode ser apresentado com uma motivação para aprender, para aperfeiçoar.
O resultado da Avaliação é um parecer de “INDICADO” ou “NÃO INDICADO” para o desempenho do cargo. A Avaliação Psicológica segue as normas em vigor do Conselho Federal de Psicologia. Portanto, a não indicação desta, não significa a existência de transtornos cognitivos e/ou comportamentais, indicando apenas que o candidato não atende, à época da Avaliação, aos requisitos exigidos para o exercício do cargo ao qual concorreu. O candidato é considerado “Indicado” se conseguir atender às condições adequadas ao cargo, conforme os critérios definidos, previamente, pela organização do concurso.
O resultado da Avaliação é um parecer de “INDICADO” ou “NÃO INDICADO” para o desempenho do cargo. A Avaliação Psicológica segue as normas em vigor do Conselho Federal de Psicologia. Portanto, a não indicação desta, não significa a existência de transtornos cognitivos e/ou comportamentais, indicando apenas que o candidato não atende, à época da Avaliação, aos requisitos exigidos para o exercício do cargo ao qual concorreu. O candidato é considerado “Indicado” se conseguir atender às condições adequadas ao cargo, conforme os critérios definidos, previamente, pela organização do concurso.
Para quem ainda tem receio em realizar a Avaliação Psicológica, faça a seguinte pergunta:
Por que deveria exercer a função para a qual está sendo avaliado?
O teor da resposta pode definir o quão próximo você estará do perfil que o cargo exige a da aprovação.
Adaptado do site:www.tudosobreconcursos.com
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