AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

domingo, 11 de abril de 2010

Cronobiologia, a ciência "da hora".


Seu relógio biológico ajuda você a viver mais e melhor

Blog Viva Saúde
Por Ivan alves

O funcionamento do ritmo biológico do ser humano começou a ser analisado por pesquisadores ainda no período da Grécia clássica. Mas, foi apenas no fim da década de 1950 que a ciência que estudava esse mecanismo tornou-se uma disciplina científica reconhecida internacionalmente. Surgia, então, a Cronobiologia, ramo dedicado ao estudo da biologia em função do tempo.

Todos os seres vivos, até mesmo os humanos, desenvolveram ritmos de expressão funcional para adaptar-se à alternância entre o dia (luz) e a noite (escuridão). A grande contribuição da Cronobiologia, então, é a de fornecer diretrizes de como nosso organismo se comporta em determinados períodos. Assim como há um ciclo de batidas do coração, existe um conjunto de ritmos que variam ao longo do dia, os chamados ritmos circadianos (circa="próximo", diano ="dia"). A partir dessas descobertas, a medicina pode potencializar o uso de tratamentos e medicamentos e também fornecer orientações de comportamentos individuais, colaborando para que as pessoas sejam mais ativas no trabalho ou na escola. "Somos produto de uma história natural de interação com o ambiente terrestre. Dessa forma, só se pode entender o estado de saúde de um indivíduo se seus ritmos biológicos puderem se expressar de forma adequada", explica José Cipolla Neto, professor de Fisiologia do departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade de São Paulo (USP).

Nas últimas décadas, a área se expandiu muito e hoje há grupos de pesquisa em Cronobiologia em, praticamente, todo o planeta. "A existência de mecanismos marcadores de tempo na intimidade dos organismos, ou relógios biológicos, pode ser considerada como um marco dessa expansão no âmbito da ciência ocidental", diz Luiz Menna-Barreto, professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e coautor do livro O sono na sala de aula (Vieira&Lent). "A principal vantagem é a compreensão de que as oscilações fazem parte da Cronobiologia, a ciência de cada hora do funcionamento normal do corpo. Não podemos mais nos entender como máquinas, cuja eficiência é a mesma em qualquer momento. As aplicações podem ser exemplificadas pela compreensão necessária a respeito da ação de medicamentos, que também varia", explica. O docente sugere a substituição do termo "relógio biológico" por "sistema de temporização", "mais abrangente e adequado às recentes descobertas", indica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário